Breaking

Seguidores

17 de junho de 2017

veja biografia do mr.bow



Há um distrito na província de Gaza chamado Manjacaze. Aquela parcela do país tem uma superfície de 3 748 Km , limitados a norte pelo distrito de Panda (Inhambane), a sul pelo Oceano Índico, a sudoeste pela cidade de Xai-Xai, e pelo distrito de Chibuto, a oeste.
Foi naquela esfera de acção, onde a 30 de Abril de 1982, o casal Pedro Maiaze e Roda Langa viram nascer uma criança a quem atribuíram o nome de Salvador Pedro Maiaze.
No humilde distrito, Salvador Maiaze viveu até aos 17 anos de idade, sob os cuidados dos seus avós, por opção familiar. A sua infância foi tranquila e regrada, tendo sido “acarinhada” pelo sonho de querer ser músico, um desejo que foi recebido e apoiado pelos pais.
Ainda pequeno começou a perseguir o seu sonho, participando em concursos de música promovidos em discotecas. Nos certames, o petiz interpretava números de artistas como R. Kelly, Back Street Boys, Tyrese e Joe.
Tempos depois, o pequeno Salvador começou a fazer parte de grupos de Hip-Hop. Na procura de um nome com impacto entre os
rappers adoptou o pseudónimo “Bow” (arco). Assim ficou conhecido como MC Bow, na época.
Em 1999, deixou a sua terra natal e fixou-se em Xai-Xai, a capital de Gaza, com o propósito de trabalhar e estudar.
Dois anos depois, o jovem foi, com uma mala preenchida de muitos objectos, visitar os seus parentes em Maputo, e acabou fixando-se na capital moçambicana. Foi em 2001, que Bow mudou radicalmente o seu estilo musical, passando a cantar Rhythm and Blues (R&B) e
Soul.
A mudança de género foi acompanhada pela mudança de pseudónimo. Bow deixou de ser MC Bow e passou a chamar-se Mr. Bow, nome pelo qual é hoje conhecido. Refira-se ainda que, o jovem começou a gravar as suas primeiras músicas naquele ano.
Em 2003, o artista frequentou as aulas de música na Casa da Cultura do Alto-Maé, em Maputo, onde aprendeu a tocar piano. No ano seguinte, criou um pequeno estúdio de gravação, que lhe possibilitou dedicar-se, cada vez mais, à pesquisa de composição de instrumentais musicais, captação de voz, assim como à realização de spots publicitários.
Pouco antes de ser popular, em 2006, Mr. Bow passa pelo momento mais triste da sua vida. “Gostava de ter ajudado o meu pai quando ele adoeceu. Ele precisava apenas de acesso ao hospital e cuidados médicos básicos, e eu não consegui o ajudar, porque não tinha dinheiro. Como filho mais velho entre 10 irmãos, era minha obrigação. Se eu pudesse mudar algo no meu passado, gostaria de recuperar essa perda e ter o meu pai ao meu lado, a comemorar comigo os meus ganhos”.
Alcançando o sucesso
Mr. Bow passou por dificuldades financeiras para atingir os seus objectivos. O artista envolveu-se em várias outras actividades economicamente rentáveis, como vender roupa e produtos alimentares no mercado George Dimitrov (Benfica), um espaço de comércio do subúrbio, localizado nos arredores da capital moçambicana. Era da venda daqueles produtos que Bow obtinha dinheiro para investir na música.
Naquela fase, o jovem teve de conviver com o facto de ir deixar as músicas gravadas com esforço nas rádios e não ouvi-las. Mas, mesmo assim, não desistiu. Depois de vender no mercado, começou a trabalhar nas rádios nacionais como produtor, actividade que o permitiu laborar com algumas referências da música moçambicana.
Por volta de 2008, Mr. Bow começou a emergir na arena da música nacional, com o lançamento do seu primeiro álbum “Meu Sonho”. Na altura, ainda apostava em ritmos parecidos com o R&B, mas não tinha grande impacto.
Contudo, houve uma música no “album” que fez sucesso. A faixa foi cantada em Xichangana, língua bantu falada na zona sul do país. O ritmo era marrabenta, estilo musical bastante apreciado naquela região.
“Tchova Xita Duma” (empurre, um dia vai pegar), é o título do número que, de forma metafórica, incentiva as pessoas a não desistirem de perseguir os seus objectivos.
Curiosamente, foi aquela música que marcou a viragem na carreira de Mr. Bow. Ao observar que as músicas cantadas naquela forma tinham maior impacto, o seu amigo Tabazile, artista com quem Mr. Bow cantou aquela faixa, aconselhou-o a mudar de estilo musical e passar a cantar em Xichangana.
A partir daí, Bawito, como também é conhecido, passou a cantar em sua língua nativa e adaptou a marrabenta, fazendo uma variação do estilo musical misturando com ritmos sul-africanos, como Xigumbaza, Kwaito e House, designado “Marrabenta Vhuto”.
Em 2009, Mr. Bow lançou o segundo álbum, denominado “Kota de Família”. O trabalho revolucionou a marrabenta e deu-lhe outra dimensão. Bow tornou-se, na altura, um dos poucos jovens a cantar marrabenta e em Xichangana.
A faixa “Nitati Dlaya” (“Vou suicidar-me”) foi destacada na categoria de “Música Mais Popular”, no “Ngoma Moçambique 2011/2012”, um concurso promovido pela Rádio Moçambique (RM). O mesmo tema foi também agraciado na categoria de “Melhor Música Ligeira”, no Mozambique Music Awards.
O ano de 2012 ficou marcado na vida do artista, pelo lado artístico e amoroso. Foi o ano de lançamento do seu terceiro álbum, “Sinal de Vitória”, que também foi um sucesso, tendo como destaque as músicas “Laurinda” e “Sinal de vitória”. No mesmo ano, Mr. Bow contraiu matrimónio com a empresária Maria de Lurdes, que a conheceu nas redes sociais.
Porém, o casamento não foi muito bem recebido na praça pública, pelo facto de Maria de Lurdes ser empresária e seis anos mais velha que Salvador Maiaze. O músico chegou a ser chamado de "ambicioso". Em Fevereiro do ano seguinte, Mr. Bow procurou explicar que não casou por interesses monetários, mas os comentários continuaram e o cantor preferiu ignorar e concentrar-se no lançamento de mais músicas.
“Kota de Família”, alcunha com a qual também é tratado, elevou a fasquia de sucesso com o lançamento do álbum “O melhor de mim”, em 2013. Naquele CD, constam os temas “Male ya Matchangana” (dinheiro dos machanganas) e “Bawito”, músicas que se tornaram “hinos” nas festas e continuam a tocar nas pistas de dança.
Durante o ano de 2015, acabou por notabilizar-se através da faixa “Massinguitana” (coisas de vergonha), um número do Max single intitulado “Não falha nada”, que é constituído por três músicas. E, no final do ano, arrecadou com a música, mais um prémio na categoria de “Canção Mais Popular”, no prestigiado concurso musical “Ngoma Moçambique”, promovido pela RM.
Em 2016, no campo mediático moçambicano, a nível cultural, predominou um nome: Mr. Bow. Estiveram na origem de tudo, o sucesso das suas músicas e, acima de tudo, a sua vida amorosa. Em Abril, Salvador Maiaze saiu da sua casa e decidiu reiniciar a sua vida numa nova relação amorosa com a amiga e colega de profissão, Luísa Madade (Liloca). A relação não foi, no princípio, tornada pública, o que gerou uma grande onda de especulação nas redes sociais, que duraram aproximadamente cinco meses.
Nos primeiros meses, Mr. Bow chegou a reagir através da sua página oficial do "Facebook" afirmando que não iria se pronunciar sobre a sua vida privada, pediu aos fãs para lhe respeitarem como o artista preferido, e explicou que ele é um jovem igual à eles, por isso sobre a sua vida pessoal preferia sentar com a sua família sem expô-la em público. Tal como em Fevereiro de 2013, os fãs permaneceram inquietos e a reacção de Bawito acabou por atiçar ainda mais o “debate”.
Após aproximadamente cinco meses, o casal decidiu quebrar o silêncio. Na primeira quinzena de Setembro, Bow anunciou o lançamento oficial do vídeo da música intitulada “Nitafa nawena” (morrerei contigo), em todos canais de televisão moçambicanos.
A música foi feita para sua namorada Liloca. Na letra, Bow promete viver com Luísa até o dia da sua morte. O vídeo foi estreado no final da tarde de 13 de Setembro. Os dois aparecem como personagens principais, beijando-se, o que anulou as dúvidas. Contudo, o casal foi à um dos programas mais populares da televisão pública e Mr. Bow assumiu publicamente Liloca como sua namorada.
Para além de “Nitafa Nawena”, o músico fez sucesso, em 2016, com músicas como: “Thank you Jesus”, com a qual agradece a Deus por lhe proporcionar uma vida estável; e “Sida”, onde aconselha as pessoas a fazerem o teste de HIV/SIDA e a seguir com o tratamento, em caso de serem seropositivos.
A faixa “Nitafa Nawena” foi eleita “Canção Mais Popular”, um dos melhores prémios no Ngoma Moçambique. Bow arrecadou o prémio pelo quarto ano consecutivo, encaixando para sua conta, 140 mil Meticais.
Para além de músico, Mr. Bow é actualmente pai de cinco filhas, proprietário e director-geral de uma agência de publicidade, marketing e serviços.
 Tem, também, uma label – “Bawito Music” – composta por três artistas: Mabermuda; Liloca ; e ele.

Mr. Bow lança o seu mais recente álbum *Depois de destilar a sua veia romântica com vários temas que têm sido verdadeiros hinos em cerimónias familiares, particularmente casamentos, lobolos e aniversários, finalmente chega o álbum Mr. Romantic do talentoso músico, compositor e produtor Mr Bow, um álbum composto por temas românticas, particularmente dedicado ao público feminino.* *Mr Romantic conta com a participação especial de músicos de renome da arena nacional e internacional, com destaque para os Angolanos Yuri da Cunha e Edmázia, Zimbabweano Jah Prayzah e Moçambicanas Liloca e Lizha James.* Mr Romantic é um misto do género Marrabenta, Soul Music e Afro Beat e conta com 12 faixas, dentre temas inéditos e recreações, tendo como músicas de promoção i) I´m ready/Estou Pronto, ii) Nitiketelile e iii) Guilhermina, e a estreia do primeiro vídeo clipe do álbum nas televisões moçambicanas está agendada para Junho próximo.

A primeira apresentação oficial do álbum será no próximo dia 03 de Junho no Festival BAWITO E A PEQUENADA, evento a ter lugar no Estádio Nacional do Zimpeto, alusivo ao Dia 01 de Junho, onde irão actuar cantores como Liloca, Lorena Nhate, MC Roger, Mabermuda, Mr Kuka, Afro Madjah, num verdadeiro playground dedicado à pequenada com várias brincadeiras infantis.

Na verdade, mais do que ser um evento que assinalará a passagem do Dia Internacional da Criança, o FESTIVAL BAWITO & A PEQUENADA será um evento dirigido à família, na medida em que pais e encarregados de educação terão uma oportunidade soberana de levar os seus filhos para o evento, local onde mais do que ver seus ídolos a actuarem, as crianças poderão fazer várias brincadeiras entre si e com seus pais e familiares. 
O público presente no Festival será brindado com a apresentação de alguns temas do álbum, numa verdadeira antecâmara do lançamento oficial do álbum, evento esse onde para além da venda do CD, contará com a venda de camisetes para crianças e adultos com o branding do álbum, assinatura de autógrafos e sessão fotográfica com o cantor e outras estrelas cintilantes da música moçambicana presentes

por:sinovio matsinhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();