Breaking

Seguidores

24 de julho de 2017

Às voltas na cama? O que jamais deve fazer

Dormir é, possivelmente, a tarefa mais básica e simples de todas... ou pelo menos deveria sê-lo. Se para algumas pessoas basta 'cair' na cama e fechar os olhos para entrar num sono profundo, para outras o simples ato de adormecer é uma tarefa hercúlea e digna de um filme.

Mas, se, por um lado, a qualidade do sono depender das horas dormidas e da quantidade de vezes que se acorda a meio da noite, por outro, a capacidade de adormecer em poucos minutos é um dos aspetos que mais importância tem, pois quanta maior for a dificuldade em adormecer, maior é o stress e a probabilidade de ficar mais tempo de olho aberto.
Quando se anda às voltas na cama sem conseguir cair no sono, a tentação de fazer 'trinta por uma linha' para se conseguir voltar a adormecer é grande, mas o melhor é mesmo jogar pelo seguro. Como explica o site El Confidencial,
tomar comprimidos para dormir não é uma opção, não só por aumentar o risco de problemas de saúde, como também por poder causar dependência e, com isso, apresentar um efeito contrário ao pretendido.
Sair da cama quando não se consegue adormecer ou voltar a adormecer (nos casos de acordar a meio da noite) pode até ser uma boa opção, salvo quando os níveis de stress estão já elevados. Neste caso, sair da cama pode mesmo aumentar a ansiedade e, por consequência, intensificar a insónia.
Como já lhe contámos aqui , contar carneirinhos pode também não ser uma boa escolha e mais uma vez por culpa da sensação de ansiedade, que tende a intensificar-se com o aumentar da consciência de que não se consegue dormir, consciência essa que se torna cada vez maior com a tendência de olhar para o relógio vezes sem conta.
Se quer ter um sono de qualidade, estas são as regras de ouro a seguir . Se o que precisa mesmo é de recuperar de uma noite mal dormida, eis o que deve fazer.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();